O Papa Francisco ressaltou nesta quinta-feira (21.dez) durante uma reunião de Natal com os cardeais, no Vaticano, a importância de as pessoas recuperarem a paixão e adotarem flexibilidade diante das ideologias. "Permaneçamos vigilantes contra a fixidez da ideologia", alertou o papa. Este pronunciamento ocorre três dias após o anúncio do Papa de que padres terão a permissão de abençoar casais formados por pessoas do mesmo sexo.
Na reunião com os cardeais, o Papa Francisco afirmou: “A sessenta anos do Concílio, ainda se debate sobre a divisão entre 'progressistas' e 'conservadores', e essa não é a diferença. A verdadeira distinção central está entre 'apaixonados' e 'habituados'. Esta é a diferença. Somente quem ama pode caminhar”.
Ele enfatizou que "os medos, a rigidez e a repetição dos padrões criam uma situação estática, que aparentemente evita problemas, mas leva a girar sem resultado em nossos labirintos, prejudicando o serviço que são chamados a oferecer à Igreja e ao mundo inteiro".
Francisco também destacou que "quando o serviço prestado corre o risco de se tornar morno, rígido ou medíocre, preso nas teias da burocracia e da insignificância, é necessário olhar para o alto e recomeçar a partir de Deus".
"É preciso coragem para avançar, para ir mais longe. É uma questão de amor."
Dê sua opinião: