Brasil Ladies Cup: Partida entre Grêmio e River Plate é cancelada por atos de racismo - Esportes
Domingo, 22 de dezembro de 2024, 07:18
RACISMO

Brasil Ladies Cup: Partida entre Grêmio e River Plate é cancelada por atos de racismo

O time gaúcho declarou que fará todo o possível para os responsáveis sejam punidos.

A partida entre Grêmio e River Plate pela Brasil Ladies Cup, nesta sexta (20), foi interrompida após por uma acusação de injúria racial a um dos gandulas. A partida passou 30 minutos paralisada devido a acusação de racismo, efetuada pela jogadora argentina, Candela Díaz. Após o ocorrido, as gurias do grêmio deixaram o gramado e se dirigiram ao vestiário.

O caso aconteceu aos 38 minutos do primeiro tempo, após o gol de Maria que empatou o jogo. Em meio à comemoração das gremistas, Candela Díaz foi flagrada imitando um macaco na direção do gandula da partida, o que iniciou uma confusão generalizada.

Após o ocorrido, o árbitro expulsou seis jogadores do River Plate. Em decorrer disso, a partida foi cancelada, pois o time argentino ficou sem o número mínimo de atletas necessárias para continuar a partida.

Em nota, o time argentino comunicou que repudia os atos discriminatórios que aconteceram ao longo da partida e afirmou que irá tomar medidas disciplinares com as partes envolvidas.

  

Nota oficial do River Plate Foto: reprodução/X
   

Segundo a técnica do grêmio, a jogadora já teria cometido discriminação racial durante a partida com as jogadoras do time gaúcho antes do incidente com o gandula.

“Na verdade, as atletas da equipe adversária chamaram as meninas de macaca, de negrita. Houve o caso com o gandula, e as meninas não aceitaram, ele está aqui trabalhando. Desde o início do jogo acontece essa situação. Vim representar minhas atletas, situações como essa não podem ficar acontecendo. Até quando vamos ficar fingindo que não tem racismo”, disse Thaissan técnica do Grêmio, para a transmissão do sportv.

Um boletim de ocorrência foi registrado, e o Grêmio declarou que fará "todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis". O clube também reafirmou seu compromisso no combate a qualquer forma de preconceito.

NOTA DE REPÚDIO DO GRÊMIO:

Viemos a público manifestar a nossa indignação com os fatos ocorridos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira no estádio Canindé, em São Paulo.
Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do River fazendo gestos racistas para um gandula.
Ao defender o gandula as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.
Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável.
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis.
Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube e Marianita, pioneira do futebol feminino e maior jogadora Gremista de todos os tempos.

Leia Também

Dê sua opinião: