A Conmebol anunciou a realização de uma reunião na próxima quinta-feira (27) para discutir os recentes episódios de racismo no futebol da América do Sul. O encontro será realizado na sede da entidade e contará com a participação de embaixadores dos países membros e representantes das federações associadas.

De acordo com a Conmebol, o objetivo da reunião será abordar as manifestações de racismo, discriminação e violência nos estádios da região. A entidade espera promover uma troca de experiências e discutir medidas para combater essas práticas.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já havia sinalizado a realização da reunião em um discurso recente, durante os sorteios das competições Sul-Americana e Libertadores. Na ocasião, ele foi questionado sobre a possibilidade de torneios sem a participação de times brasileiros e fez uma referência polêmica a "macacos", mencionando que seria como "Tarzan sem a Chita".
O debate sobre o racismo ganhou força após ataques sofridos pelos jogadores Luighi e Figueiredo, do Palmeiras sub-20, durante uma partida contra o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, no Paraguai. Durante a substituição de Figueiredo, um torcedor imitou gestos de macaco com uma criança no colo, enquanto Luighi também foi alvo de insultos e até cuspido. A Conmebol, por sua vez, promete discutir ações mais contundentes para combater esse tipo de discriminação.
Dê sua opinião: