O jovem piloto brasileiro Gabriel Bortoleto está próximo de alcançar um feito significativo na Fórmula 1. Aos 19 anos, ele se aproximou de um acerto para ser piloto titular da Audi, que firmou parceria com a equipe Sauber para a próxima temporada. A expectativa é de que o anúncio oficial possa ocorrer já neste fim de semana, durante o Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado em Baku.
Bortoleto disputa a vaga com o experiente finlandês Valtteri Bottas, vice-campeão mundial em 2019 e 2020 pela Mercedes. Bottas, atualmente um dos titulares da Sauber, tem contrato até o final desta temporada. O outro piloto da equipe, o chinês Guanyu Zhou, enfrenta incertezas quanto à renovação, principalmente devido à falta de resultados expressivos.
O brasileiro tornou-se o favorito na disputa pela vaga na Audi-Sauber em razão de seu desempenho promissor na Fórmula 2. Após um início de temporada difícil, Bortoleto conseguiu se recuperar e recentemente conquistou uma vitória notável na Itália, colocando-se em posição de lutar pela liderança do campeonato. Além disso, ele demonstrou bom desempenho em um teste realizado com uma versão antiga da McLaren, no circuito Red Bull Ring, na Áustria.
Entretanto, um dos obstáculos para a oficialização de Bortoleto na Audi-Sauber é seu vínculo atual com a McLaren, onde atua como piloto de desenvolvimento. O contrato com a equipe britânica vai até o final deste ano, e a McLaren tem preferência sobre o futuro do piloto. A equipe também oferece suporte ao brasileiro em sua disputa na Fórmula 2, o que complica as negociações com a Audi-Sauber.
Bortoleto conta com o apoio de Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, que tem sido um dos maiores incentivadores de sua carreira. Alonso, que é dono da empresa de gerenciamento A14 Management, responsável por agenciar a carreira de Bortoleto, já elogiou o talento do brasileiro em diversas ocasiões. “Ele tem um talento incrível e é muito modesto. É apenas uma questão de tempo até ele chegar à Fórmula 1”, afirmou o espanhol recentemente.
Se a negociação com a Audi-Sauber for concretizada, o Brasil encerrará um jejum de sete temporadas sem um piloto titular na Fórmula 1. O último representante do país a disputar um campeonato completo foi Felipe Massa, em 2017, pela Williams. Desde então, Pietro Fittipaldi foi o único brasileiro a competir, substituindo Romain Grosjean nos GPs do Bahrein e de Abu Dhabi, em 2020, após o grave acidente do francês.
Dê sua opinião: