Leclerc conquista Pole histórica e vence em casa no GP de Mônaco - Esportes
Sexta, 14 de junho de 2024, 17:59
Esportes

Leclerc conquista Pole histórica e vence em casa no GP de Mônaco

A pole nas ruas de Monte Carlo foi a 24ª da carreira.

A pole conquistada por Charles Leclerc no último sábado (25) foi a mais importante da carreira do piloto da Ferrari, pois proporcionou a ele sua primeira vitória correndo em casa, no GP de Mônaco. Esta conquista não foi apenas um marco pessoal, mas também um feito significativo nas estatísticas históricas da equipe italiana.

 
Charles Leclerc. Foto: Reprodução
 

A pole nas ruas de Monte Carlo foi a 24ª da carreira de Leclerc na Fórmula 1, todas obtidas com as cores da Ferrari. Este número superou as 23 poles registradas pelo tricampeão Niki Lauda durante seu período na equipe italiana. Agora, apenas Michael Schumacher, com impressionantes 58 poles, tem mais posições de honra para a Ferrari do que Leclerc.

Na lista de recordistas de poles pela Ferrari, Lauda aparece em terceiro, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, com 15, e Alberto Ascari, com 13. Sebastian Vettel tem 12 poles, enquanto Jacky Ickx e Rubens Barrichello, também brasileiro, possuem 11 cada um.

Charles Leclerc apresenta uma proporção incomum na F1 de 4 poles para cada vitória conquistada (24 poles para 6 vitórias). No ano passado, ele largou cinco vezes da posição de honra do grid, enquanto Mônaco marcou sua primeira pole de 2024.

Com a vitória em Mônaco, Leclerc reduziu significativamente a distância para o líder Max Verstappen na classificação do Mundial de Pilotos da F1 2024, ficando agora a 31 pontos do holandês.

A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

Ranking dos Recordistas de Poles pela Ferrari:

1. Michael Schumacher - 58

2. Charles Leclerc - 24

3. Niki Lauda - 23

4. Felipe Massa - 15

5. Alberto Ascari - 13

6. Sebastian Vettel - 12

7. Jacky Ickx - 11

7. Rubens Barrichello - 11

9. Gerhard Berger - 7

9. Kimi Räikkönen - 7

Leia Também

Dê sua opinião: