O piauiense Luís Carlos Cardoso conquistou medalha de prata neste sábado (23) no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Milão, na Itália. O atleta completou a prova da categoria KL1 200m masculino em 46s93, ficando a menos de um segundo do húngaro Peter Kiss, campeão com 45s96. O russo Ilichev levou o bronze.
A conquista marca o retorno do paratleta ao pódio mundial. Luís Carlos destacou a emoção de conquistar mais uma medalha internacional e dedicou o resultado à família. O atleta buscava seu oitavo título mundial, mas celebrou a prata como prova do esforço e da continuidade de sua carreira no alto nível.

O sábado também teve destaque para outros brasileiros na competição. Fernando Rufino garantiu medalha de ouro, Igor Tofanili conquistou a prata e Giovane Vieira de Paula também subiu ao pódio, ampliando os resultados do país no torneio realizado em solo italiano.
Natural de Picos, no Sul do Piauí, Luís Carlos Cardoso já havia conquistado duas pratas em Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020 e Paris 2024. Ex-dançarino, ele perdeu os movimentos das pernas em 2009 e encontrou na canoagem o caminho para o esporte de alto rendimento, acumulando títulos e servindo como inspiração para novos atletas brasileiros.

Dê sua opinião: