A piauiense Antônia Keyla conquistou a medalha de ouro na prova dos 1.500m T20, para atletas com deficiência intelectual, no Mundial Paralímpico de Atletismo em Nova Déli, na Índia. Com o tempo de 4min19s22, a brasileira quebrou o recorde mundial da modalidade, que era de 4min23s37.
Na disputa, Keyla superou a polonesa Barbara Bieganowska-Zajac, campeã de cinco Paralimpíadas e antiga recordista, que terminou em segundo lugar com 4min29s60. O bronze ficou com a australiana Annabelle Colman, que completou a prova em 4min35s56. A vitória representa a primeira medalha de ouro da atleta brasileira em Mundiais, após conquistas anteriores de prata em Kobe 2024 e Paris 2023.

Além de Antônia Keyla, outros brasileiros também garantiram resultados expressivos nesta quinta-feira (2). Wanna Brito, Maria Clara Augusto e Bartolomeu Chaves conquistaram medalhas de ouro em suas provas, ampliando o quadro brasileiro na competição.
Com os novos resultados, o Brasil já soma 36 medalhas, sendo 12 de ouro, 16 de prata e oito de bronze. A delegação brasileira lidera o ranking geral do Mundial Paralímpico e mantém chances de ampliar ainda mais o número de conquistas.

Dê sua opinião: