Alunos do COE representam Norte e Nordeste na fase nacional da OBSAT - Geral
Quinta, 21 de novembro de 2024, 18:13
GERAL

Alunos do COE representam Norte e Nordeste na fase nacional da OBSAT

A 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) será realizada na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte

Os estudantes Bruno Manoel, Amanda Costa e Ismael Aquino irão representar a Rede Municipal de Ensino de Teresina na fase nacional da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), que será realizada na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Os alunos fazem parte da turma de Robótica do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), com objetivo de estimular e preparar os alunos da Rede para a participação de olimpíadas de conhecimento.

O secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, acompanha os alunos e representa a SEMEC na fase nacional da olimpíada. Ele destaca os esforços da PMT, através da SEMEC, em garantir o devido preparo dos estudantes da Rede para terem alto desempenho em competições de conhecimento. “O COE tem o intuito de selecionar estudantes das escolas públicas municipais que tenham um alto rendimento em suas unidades de ensino para serem capacitados aos sábados no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, onde são preparados para olimpíadas regionais e nacionais”, enfatiza.

  
Alunos do COE representam Norte e Nordeste na fase nacional da OBSAT
Divulgação
 
 
A coordenadora do COE, professora Elinalva Barbosa, enfatiza que os estudantes representam além de Teresina e o Piauí as regiões Nordeste e Norte na competição. A equipe foi orientada pelo professor de Robótica Edwar Montenegro. Os demais estudantes são representantes das Escolas Municipais Júlio Lopes e Porfírio Cordão. A equipe do COE, na atual fase da OBSAT, também conta com a professora Simone Barbosa.

O aluno Bruno, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, explica o que levou os estudantes para a 4ª fase de lançamentos de foguetes da olimpíada. “O projeto pretende realizar um estudo sobre a radiação ultravioleta e cálculo de concentração de gás ozônio na atmosfera com uso de dois sensores. As minhas expectativas são as melhores. Representar o Piauí junto com meus amigos e dar nosso melhor desempenho na competição. Estamos em busca do melhor para nossa cidade, nosso estado e para o Nordeste”, destaca.

Leia Também

Dê sua opinião: