Um produtor rural de Pimenteiras, no interior do Piauí, se deparou com um nascimento incomum na manhã de quinta-feira (4). Uma bezerra veio ao mundo com duas cabeças, chamando a atenção da família e dos moradores da região. O parto foi difícil e precisou do apoio de um parente experiente no manejo de bovinos.
Após o nascimento, o criador relatou que a vaca ficou bastante debilitada e não conseguiu se levantar. A bezerra está sendo alimentada manualmente, já que, apesar de possuir duas bocas, tem apenas uma garganta, o que dificulta a alimentação natural.

De acordo com a médica veterinária Hannah Martins, o caso é resultado de uma anomalia chamada disprosopia, caracterizada pela duplicação de estruturas da face. A profissional explica que a condição é rara e está ligada a alterações em um gene responsável pelo desenvolvimento das estruturas faciais do animal.
A veterinária ressalta que a sobrevivência de bezerros com esse tipo de malformação é incomum, pois muitas vezes há comprometimento grave do crânio e das vias respiratórias. Casos semelhantes já foram registrados em outras espécies, mas são mais relatados em bovinos devido ao maior número de nascimentos.

Dê sua opinião: