Segunda, 28 de julho de 2025, 06:20
PICOS

Carlos Augusto inaugura pavilhão e anuncia complexo penitenciário em Picos

Carlos Augusto ressaltou que essa medida visa solucionar o problema da superlotação, separando os presos provisórios dos sentenciados.

O secretário de Estado da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, realizou uma visita à cidade de Picos, região Sul do estado, na manhã desta sexta-feira (12), onde compareceu à Penitenciária Masculina José de Deus Barros, localizada no bairro Altamira.

  

Secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto. Foto: Reprodução
   

Durante sua visita, o secretário inaugurou o terceiro pavilhão dos quatro que estão sendo reformados e ampliados na unidade prisional. Essas obras estão sendo realizadas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS-PI). Atualmente Picos atende a 47 comarcas.

Com a conclusão da reforma dos quatro pavilhões, o número de vagas na penitenciária será aumentado, passando de 180 para mais de 350. O secretário Carlos Augusto destacou a necessidade dessas melhorias devido ao fluxo contínuo de internos, uma realidade não apenas do Piauí, mas de todo o Brasil.

  

Secretário de Justiça do Piauí inaugura terceiro pavilhão e anuncia construção de complexo penitenciário em Picos. Foto: Reprodução
   

Além disso, foi anunciada a construção de um complexo penitenciário integrado pela nova Penitenciária Feminina e pelo Centro de Detenção Provisória (CDP). O CDP, que terá capacidade para 252 vagas, tem como objetivo receber presos provisórios para classificação e destinação para os demais estabelecimentos do sistema penitenciário.

Carlos Augusto ressaltou que essa medida visa solucionar o problema da superlotação, separando os presos provisórios dos sentenciados. Ele também mencionou outras obras planejadas para unidades prisionais em todo o estado, como em Vereda Grande em Floriano, Major César em Altos, em Oeiras, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, entre outras.

Atualmente, o sistema penitenciário do Piauí possui cerca de 3.250 vagas, enquanto o número de internos é quase o dobro, totalizando aproximadamente 6.450. Carlos Augusto enfatizou que as reconstruções em andamento visam aumentar o número de vagas e modernizar as instalações.

Leia Também

Dê sua opinião: