A Prefeitura do município de Barras, localizada na região norte do Piauí, anunciou nesta quarta-feira (10) que vai decretar situação de emergência na cidade em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas e a elevação dos Rios Longá e Marataoan.
Conforme informações divulgadas pela Prefeitura, aproximadamente 40 pessoas estão ilhadas e desabrigadas. Os bairros mais afetados pela enchente do Rio Marataoan são Boa Vista e Prainha, áreas ribeirinhas da cidade.
A gestão municipal criou ainda na manhã desta quarta o Comitê Gestor de Crise contra as enchentes com o objetivo de estabelecer uma rede de apoio às famílias desabrigadas. O técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Carvalho Rego, afirmou que a prefeitura está atuando no monitoramento da situação e na remoção das famílias de áreas de risco.
"A Saúde irá acompanhar as medidas, especialmente no combate à dengue; a Assistência Social fornecerá cestas básicas e auxílio aluguel; e a Educação disponibilizará escolas para servirem como abrigos".
As escolas designadas para abrigar as famílias desalojadas são: Lindolfo Uchôa, no bairro Boa Vista; Colégio Simão de Sousa Rego, nas Pedrinhas; Honorina Tito, no Centro; e outra unidade escolar no bairro São Cristóvão.
Dê sua opinião: