Quarta, 02 de abril de 2025, 04:02
ENTREVISTA

Chico Lucas fala sobre desafios da segurança e futuro político

Secretário comentou sobre aumento no número de feminicídios, caso de envenemaneto em Parnaíba e os planos que tem para 2026.

Em entrevista concedida ao Central Piauí, o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, falou sobre temas como feminicídio, tecnologia e política. Entre os assuntos de destaque esteve o relatório feito pela secretaria referente ao ano passado, sobre o qual Lucas ressaltou os desafios e conquistas no âmbito do combate ao crime.

  

Chico Lucas, secretário de Segurança Pública. Foto: Central Piauí

   

A gente teve uma queda no número de homicídios, foi na casa de 11,7%. O Piauí conseguiu reduzir pelo segundo ano consecutivo, em 2023 foi uma queda de 10%, apesar de termos aumentado, infelizmente, o feminicídio. É um crime que não conseguimos combater como gostaríamos”, disse o gestor.

Lucas destacou também a diminuição no índice de crimes patrimoniais, como o roubo de veículos, que, segundo ele, deve cair ainda mais com a aplicação de tecnologias, como câmeras de monitoramento em vias públicas de Teresina e Parnaíba.

Feminicídio e crimes em Teresina

Outro ponto levantado na entrevista foi o feminicídio, que sofreu um aumento em 2024, passando de 28 mulheres mortas em 2023 para 40 no ano passado. O secretário afirmou que os números podem ser explicados pelo machismo estrutural presente na sociedade.

Tem que haver uma mudança cultural. ‘Ah, o poder público tem que fazer alguma coisa!’, mas será que você que está nos assistindo [...] nas suas relações com as mulheres, dentro de casa, a gente deixa o machismo de lado ou continua reproduzindo algumas questões machistas?”, disse o secretário.

Chico Lucas também comentou sobre estratégias para combate ao crime em áreas específicas de Teresina. Em certas regiões da capital houve diminuição no número de crimes cometidos, enquanto em outras os dados mostraram um aumento na quantidade de delitos. Para o gestor da pasta, a alteração nos dados de homicídio em certos territórios de Teresina faz parte de estratégias locais de combate à criminalidade.

É muito mais uma cobrança de estratégias por parte das forças que já são efetivas e integradas naquelas áreas”, explicou.

Caso de envenenamento em Parnaíba

Em relação ao caso de envenenamento que resultou na morte de sete pessoas no litoral do Piauí, em uma série de assassinatos executados de agosto de 2024 a janeiro de 2025, Chico Lucas destacou que a polícia realizou todos os procedimentos cabíveis antes de realizar a prisão de Lucélia Maria. Após meses presa preventivamente, a mulher foi solta em janeiro.

A gente sempre mostrou que houve por parte da polícia, do Ministério Público, da Justiça, diligências. Foram feitas todas as diligências e ela, pelas provas indiciais, e ali era uma prisão processual, foi presa preventivamente. [...] Tudo isso foi feito dentro da melhor técnica investigativa, com muitas perícias sendo feitas. Nós fizemos centenas de exames periciais, nas mãos, nos corpos, nos talheres, nos alimentos, tudo isso para que a gente tivesse certeza de fato. O Piauí conseguiu elucidar totalmente esse crime, já apresentamos o relatório final, agora cabe à Justiça fazer o julgamento desse crime macabro”, disse o secretário.

Planos para 2026

Questionado sobre planos para as eleições em 2026 e se tem intenção de concorrer a algum cargo, Chico Lucas disse comento qual será o foco.

Leia Também

Dê sua opinião: