Criação da Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí é aprovada pela Alepi - Piauí
Quarta, 22 de maio de 2024, 09:26
Piauí

Criação da Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí é aprovada pela Alepi

A nova pasta será liderada pelo professor André Macedo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Na última terça-feira (30), o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei N° 12/2024, que prevê a criação da Secretaria de Estado de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito do poder executivo estadual. A proposta, encaminhada pelo Governo do Estado no início do mês, passou por todas as etapas de análise nas comissões da Casa, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

  
ALEPI Foto: reprodução
 
 
 


A nova pasta será liderada pelo professor André Macedo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que anteriormente atuava na Superintendência de Transformação Digital, agora integrada à estrutura da secretaria recém-criada. A iniciativa visa fortalecer a atuação do estado nas áreas de tecnologia, inovação e desenvolvimento digital, alinhada com as demandas da sociedade e as tendências globais.

Além da criação da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Alepi aprovou outras mudanças estruturais no governo estadual. A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis teve sua nomenclatura alterada para Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional, com redistribuição de atribuições para outras pastas. 

O Instituto de Águas e Esgoto também foi transformado em Instituto de Saneamento Básico, visando uma reorganização mais eficiente dos recursos e responsabilidades governamentais. Essas medidas, de acordo com o Executivo, buscam otimizar a gestão pública e promover um melhor atendimento às necessidades da população, com mínimo impacto nos custos operacionais.

Leia Também

Dê sua opinião: