Estudantes do interior do Piauí desenvolvem aplicativo para auxiliar alunos surdos - Piauí
Quarta, 26 de junho de 2024, 07:21
Piauí

Estudantes do interior do Piauí desenvolvem aplicativo para auxiliar alunos surdos

As estudantes Aline, Bianca, Milka e Daniele, do 8º ano, uniram-se para criar uma ferramenta tecnológica.

Um grupo de alunas da Unidade Escolar Petrônio Portela, em Jacobina do Piauí, está revolucionando a inclusão escolar com o desenvolvimento de um aplicativo inovador destinado a auxiliar a comunicação de alunos surdos. As estudantes Aline, Bianca, Milka e Daniele, do 8º ano, uniram-se para criar uma ferramenta tecnológica que promete transformar a maneira como alunos surdos interagem e aprendem em sala de aula.

  

Grupo de estudantes. Foto: reprodução

   

"A ideia do aplicativo veio através de um aluno da Escola Severo Rocha, em Jacobina, que tem um colega surdo na sala. Ele estava ajudando o colega a se comunicar com os professores por meio de LIBRAS. Com isso, desenvolvemos esse aplicativo que vai ajudar a todos", destacou a estudante Bianca Fernandes.

O aplicativo, que será gratuito e disponível em todas as plataformas, tem como objetivo facilitar tanto o aprendizado de LIBRAS quanto seu uso no ambiente escolar. "Nosso objetivo é que todo mundo use esse aplicativo tanto para aprender LIBRAS, quanto para o uso dessa linguagem em sala de aula. O professor coloca as atividades no aplicativo e o aluno surdo ou com problemas auditivos vai fazer essas tarefas com o auxílio do tradutor", explicou Bianca.

Osmar Pereira, coordenador da escola, enalteceu a importância da iniciativa para a comunidade surda. "Sendo as LIBRAS acessíveis para todos na escola, que todos aprendam, aí vai ficar mais fácil para todo mundo. Recepcionar esse cidadão da forma que merece, pois ele é igual a todos nós, só precisa ser compreendido", afirmou.

Leia Também

Dê sua opinião: