Dois jovens de Teresina se destacaram na 7ª edição nacional do Projeto Pioneiros, iniciativa do Instituto Aegea que incentiva estudantes de escolas públicas a criarem soluções para desafios do saneamento básico. João Daniel Leão Carvalho Sena e Samuel Filipe de Jesus Silva conquistaram o 1º lugar nacional com o EcoApp, aplicativo que promove a detecção coletiva de vazamentos de água.
Durante quatro meses, os estudantes acompanharam de perto o trabalho da Águas de Teresina, conhecendo os desafios e soluções do saneamento na capital. A experiência prática, somada à mentoria da concessionária, estimulou a criatividade dos jovens, resultando no EcoApp, ferramenta que une tecnologia, engajamento social e sustentabilidade.

“O EcoApp nasceu da nossa vontade de ajudar a cidade e tornar o abastecimento mais eficiente. Vencer o Pioneiros mostra que os jovens podem contribuir para transformar o futuro”, disse João Daniel. O projeto aproxima estudantes da realidade profissional e desperta protagonismo, capacidade de inovação e consciência social.
Nesta edição, 11 unidades do grupo Aegea participaram da disputa nacional. O desempenho dos estudantes de Teresina reforça o compromisso da Águas de Teresina em incentivar educação e inovação, mostrando que jovens capacitados podem gerar impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente.

Dê sua opinião: