No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, uma data importante para refletirmos sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Em entrevista à TV Central Piauí, Gilvano Quadros, coordenador cultural do grupo afro-cultural Coisa de Nego, destacou o significado dessa data e a importância da luta do povo negro no Brasil.
Gilvano ressaltou que o Dia da Consciência Negra vai além de uma simples comemoração. "É um dia de reflexão, de nos lembrarmos da história de resistência do povo negro no Brasil e também de olharmos para as lutas que ainda precisam ser travadas. Zumbi dos Palmares representa a luta por liberdade, mas essa luta continua viva nos dias de hoje", explicou.
Com o trabalho do Coisa de Nego, Gilvano e o grupo têm se dedicado à preservação e promoção das tradições africanas e afro-brasileiras, evidenciando a importância do conhecimento e da valorização dessa rica cultura. O coordenador cultural também enfatizou que a data serve como um momento para repensarmos as ações e medidas necessárias para combater o racismo, ainda presente na sociedade brasileira.
Dê sua opinião: