O governador do Piauí, Rafael Fonteles, lançou, em solenidade no Palácio de Karnak nesta segunda-feira (10), a terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. A iniciativa permite à população definir prioridades em investimentos de recursos públicos e contará, nesta edição, com um investimento de R$ 80 milhões destinados a obras e serviços em cidades como Picos, Piripiri e Teresina.
“O OPA fortalece o diálogo entre governo e comunidade, possibilitando que as reais necessidades das regiões sejam atendidas. Na primeira edição, foram contemplados os municípios de Teresina e Parnaíba. No segundo ano, expandimos para Picos, Piripiri e Floriano. Agora, com o aumento do valor investido, poderemos garantir ainda mais obras e serviços para a população”, destacou Washington Bonfim, secretário de Planejamento do Piauí.
O que é e como participar
Criado em 2023, o OPA é um canal que possibilita a participação popular na gestão pública do governo do estado. O ciclo do OPA inclui cadastramento de entidades, envio de propostas, análise e votação.
Para fazer parte, as entidades devem se cadastrar no período de 11 de março a 11 de abril, atendendo aos critérios estabelecidos no edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório, além de documentação do responsável legal.
A votação ocorrerá no período de 4 a 13 de julho, aberta a todos os cidadãos maiores de 16 anos e com CPF. Todo o processo será realizado de forma digital, por meio do Portal OPA, WhatsApp e aplicativo Colab, além de pontos físicos nos municípios participantes.
Dê sua opinião: