Quinta, 14 de agosto de 2025, 00:15
TERESINA

Juiz determina soltura de acusados de matar empresário

Atraso na tramitação do processo judicial motivou determinação de magistrado.

O juiz da Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Piauí determinou a soltura de três acusados pelo latrocínio (roubo seguido de morte) do empresário Rafael Soares, em setembro de 2022, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina.

  

Rafael Soares, empresário morto em latrocínio. Foto: Reprodução
   

A decisão foi tomada por conta do atraso no prazo da tramitação do processo, que levou à configuração de “constrangimento legal”. Os acusados Iasmin Soares Avelino dos Santos, Maycon Araújo de Moura e Edmundo Victor Borges Batista de Morais estão presos preventivamente desde o segundo semestre do ano passado.

“Quando se verifica que a prisão cautelar se arrasta por tempo superior ao necessário, sem quaisquer motivos razoáveis para tanto, é de rigor que a custódia cautelar seja relaxada”, destacou o magistrado, acrescentando que “o caso dos autos demonstra total desrespeito aos prazos legais, pois a prisão dos réus já dura tempo nitidamente superior ao necessário à conclusão do processo”.

Em liberdade, os presos agora terão que respeitar medidas cautelares impostas, incluindo monitoração eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de ausentar-se da comarca. Uma nova audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 18 de junho de 2025.

Relembre o caso

Rafael Soares, de 24 anos, morreu após ser baleado em um assalto em frente à sua residência, no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina. O empresário foi atingido na região do abdômen por um dos suspeitos. No momento em que foi abordado, Rafael estava tirando o carro da garagem.

Segundo o delegado Francisco Baretta, da Polícia Civil do Piauí, Rafael vinha sendo monitorado pelos criminosos, que recebiam informações privilegiadas sobre o alvo.

Leia Também

Dê sua opinião: