Lula revela ter pedido a Rafael Fonteles que ajudasse Moisés: "Vá lá e ajude o Moisés" - Piauí
Sábado, 21 de dezembro de 2024, 12:52
CURRALINHOS-PI

Lula revela ter pedido a Rafael Fonteles que ajudasse Moisés: "Vá lá e ajude o Moisés"

A declaração ocorreu um evento que contou com a participação de atletas que estiveram nas Olímpiadas de Paris 2024.

Em um evento realizado nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância de incentivar jovens talentos no esporte e revelou que solicitou ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que ofereça apoio ao jovem Moisés da Silva, de 13 anos, natural da cidade de Curralinhos, no interior do estado. Moisés, que se tornou conhecido nas redes sociais após um vídeo viral onde aparece treinando salto com vara de forma improvisada, recebeu atenção especial do presidente e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. A declaração do presidente ocorreu um evento que contou com a participação de um grupo de atletas que fez parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

  

Presidente Lula (PT). Foto: Reprodução.

   

Lula relatou que a primeira-dama Janja mostrou a ele o vídeo do jovem atleta enquanto tomavam café da manhã. Nas imagens, Moisés utilizava uma vara de madeira para saltar sobre um sarrafo improvisado, com o solo de terra como apoio.

“Eu estava tomando café e a Janja me mostrou no telefone dela um menino de uma cidade chamada Curralinhos, no Piauí. Um molequinho chamado Moisés, e ele estava treinando o salto com vara, com uma vara comum, e era uma trave feita com pau, mais parecida com uma trave de jogar bola do que para pular”, disse Lula.

Imediatamente após assistir ao vídeo, Lula ligou para o governador Rafael Fonteles, pedindo que ele providenciasse suporte para que Moisés pudesse treinar em condições adequadas. “Na mesma hora, eu peguei o telefone e liguei pro governador do Piauí. Falei: ‘Rafael, por favor, tem uma cidade chamada Curralinhos, tem um menino chamado Moisés. Eu acabei de ver um vídeo dele na internet. Eu vou mandar pra você, a Janja vai mandar pra você. Eu quero que você vá lá em Curralinhos, pegar esse menino, pegar a família dele, e dizer: ‘Nós vamos criar condições para você treinar de forma decente, arrumar uma coisa decente, para esse menino poder ter a chance de ser um atleta olímpico”, afirmou o presidente.

Lula ressaltou a importância do apoio estatal para que jovens de famílias com menos recursos possam ter acesso ao esporte e desenvolver seus talentos. “Se o estado não fizer isso e a pessoa não for de uma família bem de vida, não consegue fazer”, completou.


A Repercussão do Vídeo de Moisés

O vídeo de Moisés, gravado na cidade de Curralinhos, ganhou grande destaque nas redes sociais no domingo, 11 de agosto. Nas imagens, o garoto de 13 anos salta com uma vara de madeira sobre um sarrafo improvisado, utilizando o chão de terra como pista de salto. A simplicidade dos equipamentos e a determinação do jovem sensibilizaram muitas pessoas, que rapidamente compartilharam o vídeo.

A primeira-dama Janja, ao ver as imagens, tomou a iniciativa de apresentar o caso a Lula e mobilizar esforços para apoiar Moisés. Respondendo a um pedido feito no X (antigo Twitter), Janja escreveu: “Já vi, já mostrei e já tenho todas as informações. Certeza de que temos um futuro medalhista. Temos que cuidar e olhar com carinho.”

Encontro com o Governador e Compromisso de Apoio

Na segunda-feira, 12 de agosto, o governador Rafael Fonteles recebeu Moisés em Teresina. Durante o encontro, o governador assegurou que, por meio da Secretaria dos Esportes, o jovem atleta receberia equipamentos adequados para os treinos de salto com vara.

“A cidade de Curralinhos será equipada com material completo para a prática do salto com vara, incluindo colchões, varas e elásticos”, afirmou o governador. “Vamos ajudar tanto o Moisés quanto o município e o professor que está à frente desse projeto, incentivando as crianças na prática do atletismo.”

Leia Também

Dê sua opinião: