O Ministério Público Federal (MPF) identificou mais de 2.150 benefícios previdenciários concedidos de forma irregular no Piauí, principalmente aposentadorias rurais por idade. Em consequência, o órgão apresentou à Justiça 20 denúncias contra suspeitos envolvidos em prejuízos superiores a R$ 216 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2018 e 2021.

Segundo o MPF, as fraudes foram descobertas durante a Operação Bússola, que apontou a atuação de servidores públicos, advogados e intermediários especializados na obtenção ilegal de benefícios. Ainda de acordo com o órgão, existem pelo menos 12 inquéritos em andamento na Polícia Federal relacionados ao caso.
As investigações começaram em novembro de 2019, quando duas pessoas foram presas em uma agência bancária de Teresina tentando sacar valores de benefícios fraudulentos com documentos falsos. A partir desse episódio, a análise do núcleo de inteligência do Ministério da Previdência identificou outros 36 benefícios suspeitos.

Dê sua opinião: