Segunda, 11 de agosto de 2025, 10:07
CIDADE

Moradores do bairro Saci relatam transtorno com Águas de Teresina

Empresa de saneamento afirma que vem realizando manutenções preventivas; populares reclamam de mau cheiro e sujeira.

Um problema de saneamento tem gerado reclamações de moradores do bairro Saci, na zona Sul de Teresina, mais especificamente na rua Zilma Martins. Um buraco de esgoto a céu aberto, localizado entre um pet shop e uma academia, vem sendo fonte de mau cheiro e sujeira todos os dias, relataram os denunciantes ao Central Piauí.

  

Vazamentos causam transtorno aos moradores do bairro Saci. Foto: Reprodução

   

    

Segundo Jobson, empresário dono de uma academia que fica em frente ao vazamento, a Águas de Teresina, empresa de saneamento que atua na capital, realiza diariamente a drenagem do buraco, mas, no dia seguinte, o problema persiste.

Este terminal aqui, esta caixa, todo dia vai encher. Eles vêm, secam, no outro dia está cheio; vêm, secam, no outro dia está cheio… Quer dizer, mandam ligar sendo que não há nenhuma central de tratamento pronta para receber isso, então a rua fica sempre com mau cheiro, derramando um líquido vindo de algumas casas que já ligaram. Isso vai acontecer todo dia”, disse.

Jobson também reclamou do pagamento de uma taxa à empresa, mesmo sem que nenhuma das casas próximas esteja ligada à rede.

Nenhuma das casas aqui está ligada a essa rede, e nossa taxa está vindo dobrada. É um serviço mal feito, mal concluído, não está nem concluído, e nós estamos pagando e passando por esse perrengue”, denunciou.

O empresário destacou ainda o mau cheiro gerado pelo vazamento e o receio de que o odor possa afastar clientes da academia.

Jobson enviou um vídeo ao Central Piauí, gravado na rua em frente à academia, que mostra um veículo da empresa drenando a água suja do vazamento.

O Central Piauí entrou em contato com um pet shop na mesma rua, que confirmou a situação.

Todo dia eles vêm esgotar o bueiro. Fizeram sem saída e fica vazando”, disse um funcionário da loja à reportagem.

OUTRA MORADORA RELATOU SITUAÇÃO SEMELHANTE

Outra moradora do Saci denunciou recentemente o descaso sofrido pela comunidade com o saneamento da Águas de Teresina. Elidiana, também dona de um estabelecimento na região, foi às redes sociais mostrar o constante vazamento em uma cratera na rua onde mora e trabalha. Em conversa com o Central Piauí, ela questionou se o esgoto está interligado a uma estação de tratamento. Se de fato está, ela pergunta, por que o esgoto-fossa está constantemente na avenida que cruza o bairro?

RESPOSTA DA ÁGUAS DE TERESINA

As denúncias de Elidiana repercutiram nas redes sociais, o que levou a Águas de Teresina a enviar veículos para a drenagem do vazamento. 

O Central Piauí entrou em contato com a assessoria da Águas de Teresina, que informou que equipes vem realizando manutenções preventivas na rede da região. A empresa pediu a colaboração dos moadores para evitar o descarte inadequado de resíduos no esgoto. 

Leia abaixo a nota na íntegra:

A Águas de Teresina informa que  as equipes realizam a manutenção preventiva da rede na região, a fim de garantir e regular a operação do sistema de esgoto. A empresa reforça a importância da colaboração dos moradores para evitar o descarte inadequado de resíduos na rede de esgoto, pois além de causar obstrução, contamina o meio ambiente e acarreta prejuízos à saúde de toda a população. Com 59% de esgotamento sanitário, todo esgoto coletado em Teresina, é destinado a uma das 29 estações de tratamento da cidade. A empresa está sempre disponível à população, 24 horas por dia, pelo 0800 223 2000.

Leia Também

Dê sua opinião: