A pediatra Laysa Geovanna Soares Vilarinho Lira faleceu na manhã desta segunda-feira (20) em um hospital particular de Teresina. A médica, que tinha 36 anos, lutava contra a dengue hemorrágica, doença que também vitimou seu filho Rafael Lira, de 5 anos, no dia 7 de maio deste ano.
No domingo (19), Dra. Laysa enfrentou um agravamento em seu estado de saúde ao sofrer uma parada cardíaca. Inicialmente, foi declarada a sua morte, mas os médicos conseguiram reverter a situação e reanimá-la. Apesar dos esforços, seu quadro permaneceu gravíssimo, e ela não resistiu.
A pediatra era filha do Dr. Agenor de Almeida Lira, médico e ex-prefeito de Amarante, e era casada com o também médico Dr. Ricardo Matias.
Filho de médicos morre aos 5 anos de dengue em hospital de Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirma a primeira morte por dengue em Teresina. A criança residente na capital foi internada durante a tarde desta terça-feira (07) em um hospital privado, às 17 horas, e veio a óbito às 20 horas.
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da FMS está realizando todos os protocolos que devem ser seguidos, como vistorias nos locais onde a criança frequentava. “A amostra do exame foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen), após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, diz Walfrido Salmito, diretor da DVS.
A FMS lamenta o ocorrido, presta solidariedade aos familiares e amigos da criança e reforça a importância das medidas preventivas como manter os locais limpos e sem água parada. Também solicita que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento e leve para a vacinação.
Dê sua opinião: