O Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), anunciou que o Piauí foi reconhecido nacionalmente como livre da febre aftosa sem vacinação. A portaria foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em 21 de março deste ano.
Além do Piauí, outros estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal também alcançaram esse reconhecimento.
Marquinho Maia, ex-superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Piauí, comemorou essa conquista e enfatizou o trabalho conjunto realizado para alcançar esse objetivo. Ele deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.
Segundo Maia, o governador liderou a equipe desde o ano passado para tomar todas as medidas necessárias para que o Piauí atingisse esse status. Ele também destacou a participação efetiva da ADAPI e a orientação do secretário Fábio Abreu. Maia ressaltou a importância desse reconhecimento para o estado e como ele possibilitará a livre comercialização de animais com outros estados que possuem o mesmo status.
"Essa é uma grande conquista para o Piauí e seus produtores, pois agora podem comercializar com os estados que já possuem o mesmo status de livre da aftosa sem vacinação. Isso garantirá a livre comercialização e trânsito de animais, beneficiando toda a cadeia produtiva do estado", disse.
Dê sua opinião: