Piauí já registrou 78 denúncias de assédio moral em 2024, diz MPT-PI - Piauí
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:07
Piauí

Piauí já registrou 78 denúncias de assédio moral em 2024, diz MPT-PI

O valor é quase a metade do total de 158 denúncias do ano anterior e superior às 66 notificações em 2022.

No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, o Ministério Público do Trabalho (MPT) confirmou um aumento preocupante nos casos registrados no Piauí. Em 2024, foram reportadas 78 denúncias relacionadas a essa questão, quase a metade do total de 158 denúncias do ano anterior e superior às 66 notificações em 2022.

O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Igor Oliveira, esclarece que o assédio moral abrange qualquer comportamento praticado pelo empregador ou seus representantes que, devido à sua intensidade, gravidade, frequência ou repetição, causa desequilíbrio na saúde física e mental do trabalhador, muitas vezes resultando em afastamento do trabalho.

  
Ministério Público do Trabalho
Reprodução
 
 
 


Além de insultos, Oliveira destaca que situações como cobrança excessiva de metas inatingíveis podem ser consideradas como assédio, gerando um sentimento de impotência nos trabalhadores.

Os trabalhadores são encorajados a denunciar casos de assédio moral através do site do MPT ou nas unidades da instituição, tanto na capital quanto no interior do estado. "É importante que a população esteja atenta e, ao identificar esse tipo de situação, acione nossa atuação para que possamos conduzir uma investigação minuciosa e responsabilizar os envolvidos", concluiu o procurador.

Leia Também

Dê sua opinião: