Projeto cataloga e analisa espécies vegetais encontradas Serra da Capivara - Piauí
Quinta, 21 de novembro de 2024, 11:00
NOVIDADE

Projeto cataloga e analisa espécies vegetais encontradas Serra da Capivara

Esta ação em específico tem como coordenadoras as professoras Janilde de Melo.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Ariston Dias Lima, promove o Projeto “Registros de Angiospermas do Parque Nacional da Serra da Capivara“. A iniciativa recebe suporte financeiro do edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 (UESPI-TECH), que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

Esta ação em específico tem como coordenadoras as professoras Janilde de Melo, Maria Fernanda da Costa Gomes e Solrany Carla. Para a professora Janilde de Melo, o principal objetivo do projeto é  catalogar e analisar as espécies vegetais encontradas na região da Serra da Capivara, no Piauí.

“Temos o intuito de despertar nos nossos alunos a capacidade de pesquisa e extensão, como também adquirir conhecimento nas áreas envolvidas do projeto. Isso é muito importante, pois vai trazer conhecimento e aprendizado para os discentes e sociedade em geral a partir da hora em que esses dados sejam divulgados”, explica Janilde de Melo.

Para o aluno Gabriel Neves Dias, o que motivou sua participação no projeto foi a oportunidade de conhecer a biodiversidade vegetal da região da Serra da Capivara, além de adquirir novos conhecimentos, que serão importantes na sua formação acadêmica.

“O principal objetivo do projeto é identificar e coletar essas plantas (angiospermas) que ocorrem na região da Serra da Capivara, além de poder conhecer as que apresentam potencial para a produção de goma e verificar se essas gomas têm potencial de toxicidade frente a experimentos de artêmia salina. Minha participação está inserida na coleta e identificação dessas plantas. Esse projeto contribuiu e contribuirá bastante na minha vida acadêmica, pois me ajudou a obter conhecimentos específicos sobre plataformas de pesquisa, como a flora do Brasil, gbif etc. Já tinha um grande gosto pela botânica e, devido ao projeto, pude me aproximar mais um pouco desse ‘mundo’ da botânica”, conta o estudante.

Leia Também

Dê sua opinião: