A queda de um avião monomotor no município de União, em 28 de junho de 2023, foi causada por uma falha ou mau funcionamento do motor, segundo o relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A aeronave transportava o piloto e um passageiro, que saíram ilesos do acidente.
"Durante o voo, a aeronave apresentou falha no motor e foi necessário realizar um pouso de emergência. Na análise do motor, verificou-se o deslocamento do anel de retenção do pino do pistão do cilindro nº 1, provocando a quebra de componentes internos e a fratura do bloco", aponta o relatório.
Relato do piloto
O piloto informou que, ao definir o local de pouso, precisou realizar uma curva de 360 graus pelo lado esquerdo, pois estava muito alto em relação ao ponto escolhido para a aterrissagem. Ele também executou uma manobra de glissada para perder altitude rapidamente, deslocando-se lateralmente em relação ao fluxo de ar, sem alterar a trajetória de voo.
Segundo ele, durante a descida de emergência, o manete foi colocado na marcha lenta e o motor apresentava forte trepidação, indicando 3.000 RPM.
Especificações da aeronave
O relatório aponta que a aeronave PU-DAY era de construção amadora, monomotor, com trem de pouso fixo e capacidade para dois ocupantes. Estava registrada na categoria privada – experimental (PET), conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
"Vale ressaltar que o mecânico de manutenção aeronáutica que realizou a última inspeção do motor não possuía treinamento específico no modelo Rotax 912 ULS. Entretanto, verificou-se que essa capacitação recomendada pelo fabricante do motor não era exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)", destaca o documento.
Outro ponto levantado pelo Cenipa foi que a aeronave estava fora dos limites de peso e balanceamento estabelecidos pelo manual de operação e pela Autoridade de Aviação Civil brasileira.
Fonte: Cidade Verde
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