Domingo, 07 de dezembro de 2025, 18:19
PIAUI

Sada participa da 11ª edição do Semiárido Show em Petrolina

A Sada assinou um acordo com a direção do MIDR para a implantação de novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce no Piauí.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), marca presença na 11ª edição do Semiárido Show, realizado de 26 a 29 de agosto, em Petrolina (PE). Promovido pela Embrapa Semiárido, o evento é reconhecido como a maior feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar no semiárido brasileiro.

  
 
 
 
 

Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, o Semiárido Show reúne milhares de visitantes, entre agricultores familiares, técnicos da assistência técnica e extensão rural, pesquisadores, estudantes, representantes de órgãos públicos, organizações não governamentais, instituições financeiras e empresas ligadas ao agronegócio. O objetivo central é difundir tecnologias, programas e experiências que possibilitem a convivência sustentável das famílias com o semiárido, além de fortalecer políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

A Sada está representada pela diretoria de pesquisa e gestão ambiental e equipe técnica do Programa Água Doce, coordenado pelo doutor Adalberto Nascimento, que participa ativamente das atividades técnicas e institucionais. A presença da Secretaria reforça o compromisso do Governo do Piauí em buscar soluções inovadoras que possam ser adaptadas à realidade dos agricultores piauienses, fortalecendo a produção rural, a geração de renda e a segurança alimentar.

Segundo Geyson Moura, diretor de Pesquisa e Gestão Ambiental da Sada, o evento é uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e trazer novos conhecimentos para o Piauí.

“O Semiárido Show é um espaço de formação, intercâmbio e valorização da agricultura familiar. Aqui temos a chance de conhecer de perto tecnologias que contribuem para a convivência com o semiárido e de estreitar relações com instituições como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, universidades, institutos federais e ONGs. Essa troca fortalece as políticas públicas e gera impactos positivos para o nosso estado”, destacou.

A Sada assinou um acordo com a direção do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para a implantação de novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce no Piauí.

“Tivemos a oportunidade de conhecer uma série de culturas que, a partir de agora, nós poderemos implantar onde o sistema de dessalinização já existe, ampliando a renda dos produtores”, afirma Adalberto do Nascimento, coordenador estadual do programa Água Doce.

Durante a feira, foram realizadas diversas atividades, como demonstrações tecnológicas, palestras, oficinas, debates e visitas técnicas a campos experimentais. O evento também contou com a presença de autoridades nacionais, entre elas o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que participou de lançamentos de programas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, incluindo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e iniciativas de regularização fundiária e acesso à terra.

Leia Também

Dê sua opinião: