O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou nesta segunda-feira (01) a eleição de quatro novos desembargadores, sendo dois por merecimento e dois por antiguidade. A posse desses novos membros está agendada para amanhã, terça-feira (02).
O juiz Dioclécio Sousa da Silva foi eleito com 16 votos pelo critério de merecimento, ocupando a vaga da desembargadora Eulália Pinheiro. Já o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto foi escolhido por antiguidade, sem necessidade de votação, para a vaga de Edvaldo Moura.
O juiz José Vidal de Freitas Filho foi eleito por merecimento para a vaga de Raimundo Eufrásio, e a juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias foi eleita por antiguidade para a vaga de José Ribamar Oliveira.

As vagas surgiram em decorrência da aposentadoria dos desembargadores Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e José Ribamar de Oliveira. No processo eleitoral, 13 juízes competiram com base em critérios como produtividade, participação em cursos e presteza, sendo as vagas distribuídas entre merecimento e antiguidade.
Destaque dos desembargadores eleitos

O novo desembargador Dioclécio Sousa da Silva expressou sua felicidade e gratidão pela eleição, destacando seu compromisso com a justiça restaurativa e o diálogo com acusados e vítimas.
A juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias compartilhou que ser eleita desembargadora representa a realização de um sonho de 43 anos e enfatizou o desafio de promover maior presença feminina no Judiciário piauiense.
O juiz José Vidal ressaltou seu foco em proporcionar uma prestação jurisdicional mais justa e ágil na segunda instância, enquanto o juiz Antônio Reis destacou sua gratidão pelo trabalho anterior na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina e reafirmou seu compromisso com eficiência e celeridade no Tribunal de Justiça do Piauí.

Dê sua opinião: