O evento Tech Para Todos, ocorrido no Gran Hotel Arrey, em Teresina, reuniu estudantes, educadores e especialistas em uma maratona de ideias voltadas à inovação e inclusão na educação pública. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e aconteceu nos dias 24 e 25 de abril.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do evento como forma de acolhimento dos estudantes com deficiência da rede estadual de educação. Segundo o gestor, o Tech Para Todos deu espaço para que alunos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos inovadores.
“Trouxemos nossos estudantes, nossos professores, nossos gestores para aprender mais sobre a temática e, portanto, para fortalecer a educação especial e inclusiva nas nossas escolas e também para construírem soluções e ferramentas utilizando os conhecimentos que aprendem nas escolas”, ressaltou Washington.
O jornalista Amadeu Campos chamou a atenção para o Hackathon Inclusive, ocorrido no primeiro dia do evento, que reuniu alunos de Centros Estaduais de Tempo Integral com o objetivo de elaborar propostas tecnológicas com impacto social, com foco em pessoas com deficiência.
“A gente tá maravilhado com o Hackathon Inclusive, o primeiro da história, que já aconteceu, hoje é a premiação. Foi lindo ver as ideias, o que os estudantes trouxeram”, elogiou o comunicador.
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil no evento, Joaquim Santana comentou sobre a necessidade de abrir espaços para pessoas com deficiência dentro de espaços públicos.
“As pessoas com deficiências precisam ter o seu espaço. As pessoas com deficiência precisam de acessibilidade nos transportes, na educação, na saúde, no trabalho e agora estamos vendo no sistema digital”, disse.
Fábio Passos, coordenador da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA), e Mauro Eduardo, secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), enalteceram o papel da tecnologia como ferramenta de inclusão.
“O evento mostra a necessidade do quanto hoje as tecnologias vêm em auxílio a uma inclusão e em dar a vários segmentos de pessoas com deficiência a acessibilidade para que a vida dessas pessoas seja facilitada”, disse Fábio Passos.
“O governador Rafael Fonteles tem nos dado essa missão de que nós possamos trabalhar a inclusão digital de forma que a gente possa melhorar os serviços do estado”, pontuou Mauro Eduardo.
Dê sua opinião: