Teresina inicia campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda (27) - Piauí
Sexta, 14 de junho de 2024, 19:46
Piauí

Teresina inicia campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda (27)

A vacinação estará disponível em todas as salas de vacina, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping.

Nesta segunda-feira (27), Teresina dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, visando imunizar crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. A campanha ocorrerá até o dia 14 de junho em todo o país.

  
Teresina inicia campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda (27) Foto: Reprodução
 
 
 

A vacinação estará disponível em todas as salas de vacina, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. Crianças de até um ano de idade deverão atualizar a caderneta vacinal com três doses da vacina injetável (VIP). Já aquelas entre 1 e 4 anos receberão uma dose de VIP ou da forma oral (VOP), conforme seu estado vacinal.


O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, enquanto o Teresina Shopping oferece vacinação de segunda a sexta das 13h às 18h e aos sábados das 10h às 20h. A campanha tem como objetivo prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil e avançar na erradicação da doença.


Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, enfatiza a importância da vacinação para manter o Brasil livre da poliomielite, que não registra casos desde 1989. A poliomielite é uma doença contagiosa que pode causar paralisia em casos graves e permanece endêmica em Afeganistão e Paquistão. A vacinação intensiva tem sido crucial para a ausência de circulação do poliovírus no Brasil desde os anos 90.

Leia Também

Dê sua opinião: