Domingo, 07 de dezembro de 2025, 01:32
CARGA ILEGAL

Carga ilegal de madeira nativa é apreendida pela PRF em Buriti dos Lopes

Motorista transportava 36,8 m³ de madeira nativa sem documento de origem florestal entre Pará e Ceará.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 36,82 metros cúbicos de madeira serrada nativa durante uma fiscalização na BR-343, em Buriti dos Lopes, na noite de domingo (9). O material era transportado de forma irregular, resultando no enquadramento do motorista e do proprietário do caminhão por crime ambiental.

A abordagem ocorreu por volta das 23h55, no km 53 da rodovia. Os policiais deram ordem de parada a um caminhão-trator que tracionava um semirreboque com o produto florestal. Durante a verificação, o condutor, de 33 anos, afirmou não possuir o Documento de Origem Florestal (DOF) nem qualquer documentação fiscal que comprovasse a legalidade do transporte.

  
PRF flagra caminhão com mais de 36 m³ de madeira sem licença no Piauí. Ascom/ PRF
 
 
 

De acordo com a PRF, o motorista informou que havia carregado a madeira em uma cidade do Pará e seguia para o Ceará, alegando ser apenas o responsável pelo transporte. A corporação utilizou o método de cubagem para medir o volume da carga, confirmando o total de 36,82 m³.

O transporte foi enquadrado no artigo 46 da Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê penalidade para o transporte de madeira sem licença válida. O veículo, a carga e outros itens apreendidos, incluindo um celular, foram encaminhados ao pátio da PRF em Piripiri, onde ficarão à disposição do Juizado Especial e do órgão ambiental competente.

Leia Também

Dê sua opinião: