A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Ouro Sujo, com o objetivo de combater um esquema de receptação qualificada e associação criminosa envolvendo a comercialização ilegal de ouro em Teresina.

Segundo investigações, um grupo criminoso utilizava empresas de fachada para adquirir e revender ouro de origem ilícita.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em estabelecimentos localizados na zona Leste e Centro da capital piauiense. Outros três mandados foram cumpridos em residências de alvos da operação, além de dois mandados de prisão temporária.
No imóvel de um dos investigados, foram apreendidas barras de ouro. O valor do material ainda será contabilizado.
A Justiça determinou a interrupção imediata de todas as transações comerciais, físicas ou virtuais, realizadas pelas empresas dos alvos da operação. A operação ainda realizou a extração dos dados eletrônicos dos envolvidos.
“Essa ação visa desarticular esquemas de receptação de metais preciosos que operam à margem da legalidade, com prejuízo à economia formal e à rastreabilidade da origem dos recursos. O combate ao comércio ilegal de ouro é uma prioridade, uma vez que essa prática pode financiar outras atividades ilícitas”, informou Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP.
Dê sua opinião: