O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) intensificou as ações de combate às queimadas com a chegada do período mais quente do ano. Apenas em agosto, foram registradas cerca de 900 ocorrências em vegetação em todo o estado, com destaque para Teresina, que concentrou mais de 2 mil chamadas relacionadas a incêndios urbanos, em lixões e áreas verdes.
As cidades de Monsenhor Gil, Ribeiro Gonçalves, Nazária e Teresina foram algumas das mais atingidas. Os focos variaram entre médios e grandes, provocando prejuízos ao meio ambiente e gerando risco para moradores de áreas rurais. O CBMEPI atua diariamente com equipes em oito grupamentos espalhados pelo estado, priorizando o combate direto e estratégias de prevenção.

Além do trabalho no fogo, o órgão promove palestras em escolas e comunidades para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, que em sua maioria têm origem humana e configuram crime ambiental. “A população precisa se conscientizar e não provocar queimadas nem na cidade nem no interior”, alerta Najra Nunes, Relações Públicas do CBMEPI.
O comandante de Operações dos Bombeiros, coronel Egídio Leite, reforça que as altas temperaturas somadas à ação humana aumentam o risco de incêndios. Nos primeiros três dias de setembro, cerca de 450 chamadas já haviam sido registradas, mostrando que o combate e a prevenção permanecem como prioridades da corporação em todo o Piauí.

Dê sua opinião: