“Não sei o que fazer”. É o que relata Josilene Nunes, mãe de uma adolescente vítima de abuso sexual em 2024. Desesperada, ela relata Central Piauí que o ex-vereador Luis Faustino, de Água Branca, suspeito de tentativa de estupro contra a jovem ano passado, está intimidando ela constantemente. O pior: o ex-parlamentar está solto e ocupando um cargo público na Prefeitura do município.
Entenda o caso
Segundo Josilene, a adolescente, na época com 17 anos, aceitou uma carona oferecida pelo ex-vereador no momento em que ela saía do colégio em que estudava. Segundo a mãe, o ex-vereador tentou abusar da jovem, agarrando-a pelos cabelos e forçando a cabeça da garota contra sua parte íntima.
“Ele abusou da minha filha… ele pegou nos cabelos dela, pra chupar o negócio dele, pegou na mão dela, botou sobre o pênis dele, apertou”, relatou a mãe.
Os casos de assédio e abuso sexual relacionados a Luis Faustino já receberam cobertura da mídia. Outro episódio, em novembro do ano passado, envolveu o relato de uma mulher que teria sido assediada pelo político.
Mãe de adolescente quer ver a justiça sendo feita
Apesar de ser investigado pela polícia, ele goza de um cargo público na gestão de Água Branca. Lotado como assessor de articulação política no gabinete do prefeito Junior Ribeiro (PSD), Luis Faustino recebe uma remuneração de R$4.500, 00 de acordo com documento obtido pelo Central Piauí.
“O irmão dele é secretário de Esportes, o irmão dele elegeu ele a ex-vereador de Água Branca. Então o irmão dele é lá de dentro da Prefeitura, então eles são bem próximos”, contou Josilene. O irmão de Luis a que ela se refere é Cipriano Faustino de Sousa.
A denunciante relata dificuldades para obter apoio jurídico em uma possível condenação do ex-vereador.
“Pediram o mandato de prisão dele, mas o juiz indeferiu. E aí, devem ter passado a mão, para não ser preso”, ela diz. “Me falaram que eu poderia recorrer em Teresina, mas eu já fui duas vezes em Teresina fazer a denúncia lá, eles dizem que tem que ser aqui em Água Branca, porque o caso é aqui [...] Qualquer lugar do mundo, um cara que tentou estuprar uma adolescente já teria sido preso, já teria tido uma audiência, ele não poderia pegar cargo em lugar nenhum”.
“Eu estou pra explodir”: mãe relata intimidação
Josilene conta que tem passado por episódios de intimidação constante por parte do ex-vereador, que, segundo ela, apesar de morar do outro lado da cidade, trafega diariamente na frente de sua residência.
“Eu não posso sair na porta de casa porque ele tá passando na frente da minha casa. Ele é abusado!”, ela denuncia, revoltada. Ela fala que já fez duas denúncias contra o político e teme que precise ir embora da cidade devido às intimidações constantes.
Josilene afirma que chegou a fazer mais uma denúncia na delegacia da cidade, porém, a delegada não estava presente. Ela diz que não desistirá de procurar Justiça.
“Qual é o pai e a mãe que aguenta isso? Eu estou pra explodir!”
Outro lado
O Central Piauí tentou contato com o Gabinete do Prefeito de Água Branca, mas todas as chamadas foram recusadas. O Prefeito Junior Ribeiro também não atendeu às nossas ligações.
O Central Piauí não conseguiu contato com Luis Faustino. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Dê sua opinião: