Uma ação conjunta das forças de segurança pública foi deflagrada nesta quinta-feira (7) em oito estados da região Nordeste com o objetivo de combater o crime organizado. Intitulada Operação Nordeste Integrado, a ofensiva tem como foco principal o enfrentamento de facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e roubos.
A operação conta com a atuação coordenada das Polícias Civis, Militares e Federais, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Mais de 5 mil agentes participam da operação, que cumpre 518 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões, em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
No Piauí, os mandados estão sendo cumpridos nas zonas Norte e Sudeste de Teresina, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que a ação busca desarticular núcleos de facções com atuação interestadual.
De acordo com o Ministério da Justiça, a ofensiva foi planejada com base em dados de inteligência, mapeamento da atuação de grupos criminosos e levantamento de áreas de conflito e disputa por território. A operação também busca reforçar o policiamento em regiões de divisa entre os estados, locais com histórico de movimentação de armas, drogas e veículos roubados.
Mais detalhes sobre a operação devem ser divulgados ao longo do dia em coletivas das forças de segurança estaduais e do Ministério da Justiça.
Dê sua opinião: