Segunda, 17 de fevereiro de 2025, 15:30
OPERAÇÃO

Família tenta impedir prisão durante operação da Denarc em Teresina

A operação foi deflgrada na zona Sul da capital.

Na manhã desta quarta-feira (29), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DENARC), deflagrou a Operação 09, cumprindo 10 mandados de busca no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. A operação apreendeu uma grande quantidade de drogas, balanças de precisão, uma arma de fogo, além da prisão de um casal suspeito. Durante a ação policial, familiares dos suspeitos tentaram impedir o trabalho dos agentes. 

  

Operação Denar 09. Foto: Reprodução.

   

A apreensão de entorpecentes foi a maior realizada no ano até o momento, sendo, aproximadamente, mais de 150 kg de maconha e skunk separados em dezenas de tabletes. Na área em que ocorreu a apreensão atua a facção criminosa PCC, que utilizava a residência como depósito para a droga apreendida. 

"Foram dez mandados de buscas cumpridos, todos na Zona Sul, buscando enfrentar uma área de atuação do PCC. Esse trabalho de monitoramento é constante aqui pelo Denarc e conseguimos obter isso nessa apreensão, realizando a prisão de um casal em que o indivíduo resistiu à prisão, ainda tentou esconder a arma de fogo, que tem restrição de roubo e furto. Encontramos com o casal aproximadamente 150 quilos de droga, parte maconha e outra parte skunk. Infelizmente o sistema de circulação da droga tem uma rapidez muito grande. Então, normalmente na boca de fumo fica apenas a pequena quantidade de droga, os chamados mocós: locais onde há o armazenamento, aperfeiçoados para isso, onde que a maior quantidade de droga é depositada, então hoje nós tivemos sucesso", disse o delegado Samuel Silveira, coordenador da Denarc. 

Um dos suspeitos presos, segundo as investigações, trata-se de um distribuidor de drogas na região do Promorar. Ele resistiu à prisão, acabou se machucando e teve de ser levado para Unidade de Pronto Atendimento do Renascença, antes de ser encaminhado para o Denarc. 

O delegado Samuel Silveira explicou que a droga seria distribuída por diversas bocas de fumo da região.

"É um clássico contexto de distribuição de drogas. Seguramente essa droga seria colocada nas mais variadas bocas de fumo, integrantes dessa facção que eu já citei, agora um detalhe: nós estamos encerrando por hora o mês de janeiro, já chegando a marca de 10 armas de fogo que o Denarc tira de circulação. Então, o nosso grande objetivo é, claro, que a apreensão da droga é importante, mas ela funciona com uma materialidade das nossas investigações e nosso grande foco é reduzir a violência e fazemos isso constantemente com a apreensão de armas e com a prisão de envolvidos em facções criminosas. Então dessa forma o Denarc que atende que é determinado pela delegacia geral e pela secretaria de segurança", detalhou o delegado. 

FAMILIARES TENTARAM IMPEDIR PRISÃO

Testemunhas relataram que familiares de um dos suspeitos tentaram impedir sua prisão. Em imagens gravadas por populares, é possível ver o delegado Samuel Silveira discutindo com familiares do suspeito.

Leia Também

Dê sua opinião: