O Grupo Jorge Batista, que atua nos setores farmacêutico e de distribuição por meio das Drogarias Globo e da distribuidora Nazária, foi alvo de um ataque cibernético iniciado no último dia 12 de maio. A ação foi atribuída ao grupo internacional de hackers identificado como Gunra, que invadiu os sistemas e exige pagamento em criptomoedas como condição para devolução dos dados.
Operações paralisadas e evento adiado
Com os sistemas fora do ar, tanto as vendas quanto os serviços operacionais do grupo foram interrompidos. A distribuidora Nazária, responsável por movimentar grandes volumes no mercado, suspendeu temporariamente suas atividades. A Mega Feira de Negócios, tradicional evento anual da empresa que costuma movimentar cerca de R$ 150 milhões em dois dias, foi adiada para os dias 24 e 25 de julho.
A equipe técnica da empresa atua para tentar restaurar o funcionamento dos sistemas sem atender às exigências dos invasores. De acordo com informações obtidas por fontes próximas à área de segurança da informação, os hackers impuseram um prazo final para o pagamento do resgate, estipulado para esta sexta-feira (17). Caso o valor não seja transferido, há a ameaça de exclusão permanente dos dados.
Prejuízos e medidas adotadas
As estimativas preliminares apontam para perdas que já ultrapassam os R$ 400 milhões. Os prejuízos envolvem a paralisação de vendas, ruptura de contratos comerciais e impactos operacionais em toda a cadeia logística. Até o momento, não há confirmação sobre vazamento de dados sensíveis de clientes ou fornecedores.
O empresário Jorge Batista da Silva Filho, que lidera o grupo, está em contato com especialistas em cibersegurança para buscar soluções. Internamente, a orientação segue sendo não ceder às exigências do grupo criminoso.
Apesar da gravidade do caso, o episódio ainda não ganhou ampla repercussão na imprensa nacional. A empresa não divulgou novos posicionamentos públicos até o momento.
Resposta das Drogarias Globo
Em nota enviada ao Central Piauí, a rede de farmácias afirma que o funcionamento de todas as unidades já foi reestabelecido e que o ataque hacker está sendo investigado pelas autoridades. Leia a nota na íntegra:
Sobre o incidente ocorrido, a Drogaria Globo informa que as lojas já estão com o sistema operando e que o atendimento foi normalizado. No caso da Distribuidora Nazária, a previsão de retorno do atendimento aos clientes será ainda esta semana. No que se refere ao ataque, mesmo segue sendo investigado pelas autoridades competentes.
Fonte: Lupa1
Dê sua opinião: