Sexta, 15 de agosto de 2025, 20:22
ASSALTO FRUSTRADO

Homem invade loja com chapolin e tenta arrombar lotérica em shopping de Teresina

Suspeito passou a noite dentro do Riverside Shopping; Central Piauí teve acesso exclusivo às imagens de segurança.

Um homem ainda não identificado invadiu uma loja dentro do Riverside Shopping, na zona leste de Teresina, e passou toda a madrugada escondido no local. O caso ocorreu na noite do dia 2 de agosto e foi revelado após o Central Piauí obter, com exclusividade, as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento.

  

Homem usa celular para tentar invadir loja e lotérica em shopping de Teresina. Imagens/ Câmeras de segurança

   

Segundo o proprietário da loja, o invasor entrou por volta das 21h após usar um dispositivo eletrônico conhecido como "Chapolin", que interfere no funcionamento de travas e portas automáticas. O equipamento é comum em furtos de veículos, mas tem sido cada vez mais usado em ações contra lojas com portas automatizadas.

Nas imagens é possível observar quando o criminoso se senta próximo à entrada da loja, observando o movimento. Em seguida, utiliza o aparelho para copiar o sinal da porta eletrônica até que conseguiu abri-la sem causar qualquer dano visível.

Pouco tempo depois, uma funcionária retornou ao local, estranhando a porta aberta. Sem perceber a presença do suspeito já no interior da loja, ela a fechou, deixando o homem preso no espaço. “Ela achou que tinha deixado a porta aberta por engano, e simplesmente a fechou. Ele ficou lá dentro a noite toda”, relatou o empresário.


Durante a madrugada, o invasor quebrou paredes internas na tentativa de acessar duas lojas vizinhas: uma casa lotérica e uma joalheria, ambos alvos principais da ação. “Passou horas tentando invadir os outros estabelecimentos, mas não conseguiu. Chegou até a tentar sair pelos fundos, desmontando o exaustor, sem sucesso”, completou.

Segundo o proprietário, o homem fugiu do local às 7h48 da manhã do dia seguinte, levando apenas R$ 150 que estavam no caixa. A ação criminosa passou despercebida até a abertura da loja, quando os danos estruturais foram notados.

A administração do Riverside Shopping registrou boletim de ocorrência, e o caso agora é investigado pela Polícia Civil do Piauí que está analisando as imagens de segurança e os dados do ponto eletrônico para tentar identificar o autor.

Conhecido por sua semelhança ao controle remoto usado para abrir garagens ou carros, o "Chapolin" é um aparelho clandestino que emite sinais de rádio capazes de neutralizar o funcionamento de travas eletrônicas. De uso comum em furtos silenciosos, tem sido cada vez mais apreendido em ações da polícia em todo o país.

Leia Também

Dê sua opinião: