Terça, 03 de fevereiro de 2026, 22:05
GOLPE

MP alerta para golpe do falso advogado após prejuízos no Piauí

Criminosos se passam por advogados e usam tecnologia para enganar vítimas.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI emitiu, nesta terça-feira (3), um alerta à população sobre o golpe do chamado “falso advogado”, considerado o mais frequente no estado nos últimos cinco meses. De acordo com o órgão, uma única vítima teve prejuízo superior a R$ 268 mil.

Segundo o MPPI, o valor médio perdido pelas vítimas desse tipo de fraude em janeiro foi de aproximadamente R$ 11 mil. Os criminosos entram em contato principalmente por meio do WhatsApp, fingindo ser advogados ou representantes de escritórios jurídicos.

 
Ministério Público Federal (MPF) Reprodução
 
 

Durante a abordagem, os golpistas informam falsamente que a vítima venceu uma ação judicial ou tem direito a receber algum benefício. Em seguida, solicitam o pagamento de taxas ou orientam a instalação de aplicativos e o acesso a contas bancárias, momento em que os dados pessoais são capturados.

O Ministério Público alerta ainda para outros golpes virtuais, como sites falsos que imitam páginas de concursos públicos, lojas virtuais, planos de saúde e órgãos oficiais. Com o uso de recursos de inteligência artificial, as fraudes têm se tornado mais sofisticadas. Em 2025, o Piauí registrou 73 casos desse tipo de crime.

Leia Também

Dê sua opinião: