Nesta sexta-feira (27), a Polícia Federal realizou a Operação Karma em Floriano, no Piauí, cumprindo dois mandados de busca e apreensão. A ação visa investigar suspeitas de desvio de recursos dos fundos federais Fundef e Fundeb, no município de Landri Sales.
A operação teve início após denúncias de irregularidades no setor da educação, envolvendo professores e servidores comissionados que não cumpriam a jornada de trabalho ou sequer exerciam suas funções, sendo considerados "funcionários fantasmas". De acordo com a PF, parte desses servidores devolvia parte de seus salários ao responsável por suas nomeações.
Com base nas provas coletadas, a Polícia Federal confirmou as suspeitas e trabalha agora na identificação de todos os envolvidos e na quantificação dos valores desviados. Como se trata de recursos federais, a PF tem a competência para conduzir as investigações.
Os suspeitos poderão responder por crimes relacionados à concussão, que envolve a prática de exigir vantagem indevida em razão da função pública. As investigações continuam.
Dê sua opinião: