A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Código 451 para apurar a falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior. Ao todo, 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Piauí, em outros 11 estados e no Distrito Federal.
As investigações apontam que os documentos eram utilizados para obter registros em conselhos profissionais e exercer atividades regulamentadas. Um site com aparência oficial, usado para simular a verificação dos diplomas, foi identificado. Pelo menos 33 certificados falsos foram encontrados.
Os diplomas abrangem cursos como Direito, Psicologia, Engenharia, Biomedicina e Educação Física. Segundo a PF, há indícios de que o grupo tinha divisão de tarefas e estrutura para produção, venda e uso dos documentos, além de suspeitas de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A PF informou que comunicou os conselhos profissionais sobre os registros obtidos com documentos suspeitos. Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal da profissão e outros crimes em apuração.
Dê sua opinião: