Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil do Piauí, em conjunto com forças de segurança de Goiás, Ceará, Pará e São Paulo, realizou uma operação para desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar golpes conhecidos como “falsa central bancária”. A ação cumpre 92 mandados judiciais, incluindo 37 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão domiciliar.
O esquema criminoso consistia em contatos fraudulentos com as vítimas, por meio de ligações telefônicas e mensagens falsas, para se passar por representantes de instituições financeiras. Os golpistas obtinham informações bancárias sensíveis, como senhas e dados, que eram utilizados para transferências indevidas, gerando grandes prejuízos financeiros.
No Piauí e em outros estados, a Justiça determinou também o bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo. Durante as diligências, foram apreendidos celulares, documentos e dispositivos eletrônicos que ajudarão nas investigações.
Os suspeitos poderão responder por estelionato com fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 21 anos de prisão, além de multa. A operação contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do CIBERLAB da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Dê sua opinião: