A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (17) uma nova fase da Operação Rastreio para cumprir 132 mandados de busca e apreensão em 11 estados. No Piauí, um dos alvos foi preso em flagrante na cidade de Esperantina, no Norte do estado. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial e busca desarticular um grupo que vendia supostos cursos de desbloqueio de celulares on-line.
A investigação começou em maio, após a prisão de Alan Gonçalves, apontado como referência no desbloqueio remoto de aparelhos. Segundo a Polícia Civil, ele realizava o procedimento à distância e também ensinava outras pessoas a destravar diferentes modelos de celulares, o que ampliou o alcance do esquema.

De acordo com os agentes, Alan afirmava ser capaz de remover IMEIs do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, sistema usado pela Anatel e pelas operadoras para identificar aparelhos bloqueados por roubo, perda ou irregularidades. Com o avanço das apurações, a polícia identificou uma rede de clientes espalhada por todo o país.
A ofensiva desta segunda-feira teve diligências nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. O suspeito preso em Esperantina foi encontrado com um aparelho com restrição e levado para a delegacia seccional.

Dê sua opinião: