A Polícia Federal no Piauí (PF-PI) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a Operação Carcará 2, visando proteger vítimas de abuso sexual infantil e interromper crimes relacionados ao armazenamento, difusão e produção de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil na Internet.
A ação incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Teresina contra um homem suspeito de adquirir, possuir e armazenar mais de três mil vídeos e imagens de violência sexual infantojuvenil ao longo dos anos.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal Federal no Piauí. Até o momento, a operação encontrou fortes indícios de autoria e materialidade criminosa. O suspeito poderá responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de violência sexual envolvendo crianças ou adolescentes, com penas que podem chegar a dez anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves no decorrer da investigação.
Em paralelo, maio é o mês da campanha nacional Maio Laranja, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Federal enfatiza a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos tanto no ambiente virtual quanto físico, para protegê-los dos riscos de abuso sexual.
Dê sua opinião: