A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Macondo, que prendeu suspeitos de agiotagem em seis cidades do Piauí. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo emprestava dinheiro vindo da Colômbia a comerciantes e vendedores ambulantes e enviava parte dos valores arrecadados para o exterior.
Os investigados, em sua maioria colombianos e venezuelanos, ofereciam crédito com juros acima de 30% ao mês e usavam pequenos cartões para registrar as dívidas. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 5 milhões nas contas dos suspeitos. A polícia apreendeu dinheiro em espécie, cadernos com anotações, cartões usados nas cobranças e um livro sobre o traficante Pablo Escobar.

De acordo com o delegado Yan Brayner, diretor de inteligência da Polícia Civil, o grupo atuava em áreas comerciais de Teresina e outras cidades, oferecendo empréstimos informais em cartazes e panfletos. As cobranças, segundo a investigação, eram feitas com ameaças, destruição de mercadorias e intimidação a familiares das vítimas.
Ao todo, a operação busca cumprir 15 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca. Os suspeitos também são investigados por lavagem de dinheiro, extorsão e homicídios — entre eles, o de um cliente que teria se suicidado após ser pressionado pelo grupo.

Dê sua opinião: