A Prefeitura de Teresina está prestes a divulgar o edital para um novo concurso público destinado à Guarda Civil Municipal (GCM). Em anúncio feito nesta quinta-feira (12), o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, revelou que o concurso oferecerá pelo menos 100 vagas, com possibilidade de ampliação deste número.
Saldanha explicou que a lei municipal que institui a GCM prevê um efetivo de até 500 guardas, mas atualmente a corporação conta com cerca de 330 membros devido a baixas ocorridas nos últimos anos. O objetivo do concurso é reforçar o quadro da instituição e aproximar o efetivo do limite previsto pela legislação. “Estamos trabalhando para viabilizar a complementação do efetivo e alcançar o quantitativo previsto pela lei. A meta inicial é preencher pelo menos 100 vagas, com a possibilidade de ampliar esse número”, afirmou o secretário.
O novo concurso para a GCM foi uma demanda do atual comandante da Guarda, Waltenir Alexandre Santos, e a Prefeitura de Teresina criou uma comissão organizadora em abril para coordenar o processo. O grupo está finalizando os procedimentos internos para a contratação da banca responsável pela realização do certame. “Estamos nos estágios finais para definir a banca organizadora e, em breve, divulgaremos mais detalhes sobre o concurso”, concluiu Saldanha.
Dê sua opinião: