Sexta, 12 de dezembro de 2025, 22:12
RESGATE

PRF resgatam 48 animais silvestres criados irregularmente no Piauí

Ação ocorreu na BR-222 em São João da Fronteira; animais serão reintegrados à natureza.

Na manhã desta segunda-feira (25), uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ICMBio, IBAMA e BEPI flagrou a criação irregular de 48 animais silvestres em São João da Fronteira, no Piauí. A ação foi desencadeada após denúncia recebida pela PRF e compartilhada com os órgãos ambientais.

Durante a fiscalização no km 27 da BR-222, distrito de Alto Alegre, os agentes identificaram um estabelecimento com 18 caititus e cerca de 30 cutias sem licença ou autorização legal. A denúncia apontava que os animais eram abatidos e comercializados como carne de caça em um restaurante próximo, com o quilo do caititu chegando a R$ 40,00.

  

Animais silvestres são resgados pela PF em São João da Fronteira. Ascom/PRF
   

No local, os animais foram avaliados por médico veterinário e pelas equipes ambientais. Eles foram resgatados e encaminhados ao IBAMA em Teresina, onde receberão cuidados e, posteriormente, serão reintegrados à natureza, seguindo protocolos de conservação da fauna.

A conduta constatada configura crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que proíbe caçar, matar ou explorar espécies da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente.

Leia Também

Dê sua opinião: