Saiba quem é o empresário preso pelo Denarc, suspeito de liderar organização criminosa - Polícia
Sábado, 07 de setembro de 2024, 20:24
CONFIRA

Saiba quem é o empresário preso pelo Denarc, suspeito de liderar organização criminosa

A Operação 42 foi realizada pela Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

Nesta quarta-feira (24), a Operação 42 do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) resultou na prisão do empresário Antônio Edeiane Soares Batista, de 33 anos. Ele é acusado de ser o líder da organização criminosa alvo da ação da Polícia Civil, além de chefiar o tráfico interestadual de drogas e atuar como agiota na cidade de Altos, por meio de sua loja de veículos.

  

Empresário preso em Altos. Foto: Reprodução.
   

Antônio Edeiane comandava a organização que transportava drogas sintéticas de São Paulo para o Piauí utilizando um esquema de envio de correspondências, conforme informações do delegado Samuel Silveira. Em resposta a uma pergunta do MeioNews sobre possível envolvimento com lavagem de dinheiro, o coordenador do Denarc afirmou ter "convicção" sobre a prática.

“Ele já havia sido preso também por tráfico de drogas. A informação que existe é que, na atividade de venda de veículos, um determinado veículo foi vendido ainda com droga, e por essa razão ele havia sido preso. Nós estamos estruturando um setor específico para lavagem de capitais. Embora o tráfico de drogas seja a principal materialidade, queremos avançar para que os principais investigados também sejam penalizados. Precisamos estancar a cadeia de alimentação do patrimônio, por isso vamos aprofundar ainda mais na questão da lavagem de dinheiro,” explicou o delegado Samuel Silveira.

Edeiane Soares é proprietário da empresa 7 Ouro Motors Ltda, uma loja de veículos aberta em janeiro de 2023. Ele já havia sido preso no ano passado pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), suspeito de ser o proprietário de um carro no qual a polícia apreendeu uma grande quantidade de cocaína, em posse de Yure Silva de Paiva, membro de uma facção criminosa. O empresário foi libertado em 24 de maio de 2023, por decisão do desembargador Edvaldo Moura.

As investigações sobre a organização criminosa e a possível lavagem de dinheiro continuam, e as autoridades esperam trazer todos os envolvidos à justiça.

Operação Denarc 42

Além de Antônio Edeiane, outros 20 indivíduos foram presos. Os mandados foram cumpridos em todas as zonas de Teresina, cidades vizinhas e até no estado de São Paulo.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, parte da operação se refere à apreensão de droga sintética, e o restante a drogas tradicionais, mas não se limita a isso, visto que os alvos também estão envolvidos com outros crimes. Ele destacou que, nesse caso específico, os traficantes fizeram uso de uma estratégia de envio dos entorpecentes diferente do usual.

“Em particular, a apreensão que se materializou dessa investigação se deu por um sistema de envio vinculado ao sistema de correios. Então, a apreensão se deu em um transporte que não é usual. O normal é o transporte rodoviário,” disse o delegado.

Leia Também

Dê sua opinião: