Sábado, 06 de dezembro de 2025, 23:31
AUDITORIA

Sefaz do Piauí vai auditar empresas suspeitas de lavar dinheiro para o PCC

Auditoria da Operação Carbono Oculto 86 busca rastrear R$ 20 milhões em esquema de lavagem

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) informou que vai solicitar a quebra de sigilo bancário de empresários e empresas investigados na Operação Carbono Oculto 86, deflagrada pela Polícia Civil na quarta-feira (5). A medida faz parte da nova fase das investigações sobre um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal com suspeita de ligação ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O setor de Inteligência da Sefaz identificou movimentações financeiras incompatíveis, emissão de notas frias, adulteração de combustíveis e o funcionamento de postos sem autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Com base nesses indícios, foram abertas 15 ordens de serviço para fiscalização imediata das empresas envolvidas.

  
Postos de gasolina interditados. Ascom/SSP
 
 
 

Segundo a secretaria, a auditoria patrimonial deve revelar o verdadeiro volume de recursos desviados e permitir a recuperação de até R$ 20 milhões aos cofres públicos. Os fiscais também vão apurar se houve ocultação de bens e valores em nome de terceiros, o que configuraria tentativa de encobrir a origem ilícita do dinheiro.

Caso sejam confirmadas as fraudes tributárias e financeiras, as empresas poderão ter suas inscrições estaduais cassadas, o que impediria o funcionamento no estado. As investigações seguem em andamento em parceria com o Ministério Público e a Polícia Civil.

Leia Também

Dê sua opinião: