Quarta, 13 de agosto de 2025, 06:02
BUSCA E APREENSÃO

Suspeitos de aplicar golpes em idosos são presos em condomínio de luxo em Teresina

Golpistas mantinha ONG de faixada para roubar informações pessoais de vítimas; dados eram utilizados para sacar empréstimos em bancos digitiais.

A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), prendeu, na tarde desta sexta-feira (14), um grupo apontado como responsável por aplicar golpes contra idosos de baixa renda em Teresina. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo no bairro Ininga, zona Leste da capital.

  

Operação da Denarc prendeu golpistas em Teresina. Foto: Reprodução

   

Segundo Samuel Silveira, delegado e coordenador do Denarc, a prisão do grupo ocorreu após denúncias referentes a crimes de tráfico de drogas. A partir das investigações, um mandado de busca e apreensão foi expedido e cumprido por equipes policiais no condomínio Villa Mediterrâneo, próximo à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Recebemos a denúncia de que alguns indivíduos oriundos do estado do Rio de Janeiro estavam armazenando drogas em um condomínio de luxo na zona Leste. Conseguimos nos deslocar até lá em posse de um mandado de busca e apreensão”, disse o delegado.

  

Condomínio Villa Mediterrâneo, na zona Leste de Teresina. Foto: Reprodução

   

Segundo Silveira, o grupo criminoso mantinha uma ONG de fachada que prometia cestas básicas a idosos em situação social vulnerável. Em troca do kit de alimentos, os golpistas exigiam uma foto da vítima portando documentos com informações pessoais. A partir dos dados obtidos, eram feitos empréstimos em bancos digitais nos nomes dos alvos do esquema de estelionato. O delegado afirma que alguns empréstimos chegavam ao valor de R$ 50 mil.

Essa documentação era encaminhada ao estado do Rio de Janeiro e uma série de empréstimos consignados eram feitos, prejudicando nossos idosos de uma forma vil, se aproveitando da carência e da necessidade da população idosa de baixa renda”, explicou.

Segundo a Polícia Civil, o grupo tinha atuação em diversos estados. Um carro foi apreendido durante a operação policial, além de nove aparelhos celulares, diversos cartões de crédito, um bloco de anotações, joias, relógios, uma quantia em dinheiro e uma série de documentos que a polícia acredita pertencer aos golpistas.

  

Carro apreendido pela polícia com os golpistas. Foto: Reprodução

   

Os suspeitos presos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina para a tomada dos procedimentos cabíveis.

Leia Também

Dê sua opinião: